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Persona: O que é e
como fazer? (+Bônus!)

Postado por João Paulo Villa Mello em 10/12/2014 às 03:31

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Bom, nesse post eu vou tentar te passar o que é uma persona e como fazer uma persona. Como de costume, vamos começar com a descrição da nossa digníssima Wikipédia:

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. O termo persona é usado amplamente em aplicações online e tecnológicas, bem como em em publicidade, onde outros termos como retratos de pena também podem ser usados – Wikpédia sobre “Personas”

Dessa vez a explicação parece um pouco “vaga”, eu sei, mas vamos lá. Basicamente, a persona é “retrato” do seu público alvo. A sua Persona vai representar a maioria do seu público para que, assim, você saiba melhor com quem está lhe dando e como atingir melhor o seu público, legal né? 🙂

 

Como fazer uma Persona

Bom, agora que você já sabe o que é uma Persona, vamos descobrir como montar uma. Antes de começarmos já aviso, existem milhões de formas de se fazer uma persona, a maioria das pessoas/empresas/agências as quais tenho contato, faz de um jeito e, no geral, não existe muito bem um “padrão”. Depende do nível de detalhes que você precisa e do que você pretende conseguir com ela. Eu vou utilizar o modelo que implementei aqui na WebingPro e que tem funcionado muito bem! Principalmente nas nossas estratégias de marketing de conteúdo.

Montando a sua Persona

Vamos montar a nossa persona por partes/etapas. Abordaremos as seguintes etapas:

  1. Dados Pessoais/Demográficos
  2. Rotina da Persona
  3. Imersão na Persona
  4. A sua Persona
  5. Sonhos e frustrações da sua Persona
  6. Sua empresa e a sua Persona

Em cada uma dessas etapas vamos pesquisar sobre a nossa persona e preencher uma série de campos que, no final, vai se transformar na nossa persona por completo!

Dados Pessoais/Demográficos da Persona

Bom, acho que o título já deixa bem claro, mas tudo bem. São os dados pessoais da sua Persona, abaixo, os que costumamos utilizar por aqui:

  1. Nome
  2. Sexo
  3. Idade
  4. Emprego
  5. Estado Civil
  6. Filhos?
  7. Renda Mensal
  8. Cidade/Estado (UF)
  9. Graduação
  10. Pós Graduação
  11. Foto

Parecem dados demais, mas não são, são dados muito básicos que precisamos saber da nossa Persona e, sim, nós vamos utilizar uma foto para tornar ela ainda mais real, mais palpável.

Esses dados todos você consegue analisando o seu público, e isso pode ser feito de diversas formas.

  1. Entrevistas ao vivo (Sair na rua com uma prancheta atrás do seu público)
  2. Surveys Online (Google Forms, TypeForm, SurveyMonkey)
  3. Análisando o comportamento online do seu público (Ações valem mais que pageviews: Analise seu usuário com Mixpanel)

Após coletar os dados você vai analisá-los e sintetizar tudo em algum documento, assim você vai ter a média da maioria do seu público e ai vamos montando a persona.

Por exemplo, se é indiferente onde a sua Persona mora ou se ela é graduada ou não, coloque o que a maioria representa (Moradores de grandes capitais? Graduados?) isso, no momento, pode não ser útil, mas posteriormente pode te ajudar a guiar suas campanhas.

Rotina da sua Persona

Essa é uma das partes mais fundamentais para montar a nossa persona. Precisamos saber o que ela faz em cada período do dia.

Ah João, que chato, como eu vou saber o que ela faz? Aliás, como saber o que ela faz ou deixa de fazer vai me ajudar? – Você, reclamando, sobre isso :p

Então, saber o que a sua persona faz ao longo do dia é muito importante, por que vamos conhecer os seus hábitos e saber onde, dentro da rotina dela, nós vamos inserir o nosso produto. Imagina você descobrir que ela fica 1h em um ônibus, sem nada pra fazer? Que momento perfeito para inserir o nosso produto (dependendo do que ele seja, claro). Ou então que ele tem 1h de almoço, mas come em 15 min e tem os outros 45min livres?

Conhecer a rotina da sua persona é fundamental. Você consegue tornar o seu produto mais assertivo e sabe quando e onde ela vai poder usufruir dele e ai, então, vai conseguir criar campanhas focadas nisso, excluindo desculpas de “Falta de tempo” e afins.

Mas vamos lá, precisamos dos seguintes dados sobre a rotina da sua persona:

  1. Período da Manhã (06h ~ 12h)
  2. Almoço (12h~13)
  3. Período da Tarde (13h ~ 18h)
  4. Período da Noite (18h ~ 23h)
  5. Sábado
  6. Domingo

Anote o que ela faz desde a hora que ela acorda, até a hora que ela dorme. Nos finais de semana você pode fazer um resumo mais aberto, sem muitos detalhes (a menos que para o seu produto os finais de semana sejam cruciais, ai você inverte o nível de detalhamento).

Imersão na Persona

Olha, se você reclamou da etapa anterior, vai chorar nessa! É uma das partes que, sinceramente, eu acho mais chata de fazer, mas toda vez que eu faço me vem uma “luz” 🙂

Para a imersão na nossa Persona, precisaremos das seguintes informações:

  1. O que sua Persona vê?
  2. O que sua Persona ouve?
  3. O que sua Persona fala?

Sim, que chato, eu sei. Mas é muito importante, com um motivo um pouco parecido com o que falamos acima, na rotina.

Sabendo o que a nossa Persona vê, escuta e fala é muito mais fácil criarmos uma identificação entre ela e o nosso produto (ou serviço).

Você vai precisar alinhar os dados da rotina (onde ela passa o dia) para saber o que ela vê, ouve e fala. Lembre-se de que isso tem que ter uma relação com o seu produto/serviço. Não “Ah ela fala mal do país”, ok, e como isso te ajuda? Não! É com relação ao seu produto/serviço.

Qual o ambiente que ela está presente? Como é a casa dela? Como são os lugares que ela frequenta? O que ela ouve nesses lugares? O que os amigos dizem para ela? O que os filhos dizem para ela? Ou o conjugê, o que ele diz? O que sua persona pensa? Ela fala o que ela pensa? O que ela fala? Quais as mentiras que ela conta?

No bônus que temos no final do post eu explico melhor isso 😉

A sua Persona

Essa é, de longe, uma das partes que eu mais gosto, é uma observação e estudo de perfil. Precisamos saber duas coisas muito importantes sobre a sua Persona:

  1. Quem ela acha que é?
  2. Quem ela quer que os amigos achem que ela é?

Ou seja, quem ela é? “Empreendedor, que rala, não tem muito sucesso”, isso é o que ela pensa, mas o que ela acha que os amigos dela pensam sobre ela? “Empreendedor nato, de sucesso, que vai ganhar muito dinheiro na vida. Antenado”.

Entende a diferença? Sabendo esses detalhes nós conseguimos tocar na ferida da persona na hora de pensar na nossa campanha e em quem vamos atingir, ou como.

E ai entramos novamente na “identificação” da Persona com a nossa marca. Fazemos ela se identificar através dos detalhes mais “pessoais” (que na verdade, não são tão pessoais assim) e fazemos com que ela tome a ação que desejamos.

Sonhos e frustrações da Persona

Acho que é meio óbvio, né? Mas vamos lá, precisaremos saber:

  1. Quais as maiores frustrações da nossa Persona?
  2. Quais os maiores sonhos da nossa Persona?

Bom, é meio óbvio, mas lembre-se, isso é sempre com relação ao seu produto/serviço.

Eu já vou te dar um resumo de como tudo isso vai te ajudar, calma! Falta só mais uma etapa para finalizarmos a criação da nossa Persona!

Sua empresa e a sua Persona

Depois de colhermos todos esses dados, precisamos agora saber quais os problemas da nossa persona que nós resolvemos e como:

  1. Quais os problemas da minha Persona que o meu produto/serviço resolve?
  2. Como o meu produto/serviço resolve esses problemas?

Acho que não tem muito o que falar aqui, né? É, com base em tudo o que temos, identificar os principais problemas e como resolvê-los e ai chegaremos praticamente ao “mote” da campanha que vamos criar.

 

Compilando todos os dados da Persona + Bônus!

Bom, agora que temos tudo o que precisamos, vamos compilar todos esses dados e ver onde chegamos.

Ah, já que você chegou até aqui, estou disponibilizando uma planilha no Google Drive para você fazer o download do modelo e começar a fazer as suas Personas! Além de todos os campos serem comentados, te auxilando a preencher tudo. Obrigado 🙂

Bônus: Planilha – Modelo de Personas

Considerei que meu produto/serviço era um método de aprendizagem de inglês via podcasts e mindsets e, vejam só! Eu sei as dores do Felipe, sei como fazer com que ele se identifique e compre o meu produto. Após preencher toda a planilha, cheguei aos seguintes “motes”:

  1. Quer aprender inglês e não tem tempo? Podcasts antes de dormir e ao acordar vão fazer você aprender e falar inglês em apenas 6 meses!
  2. Todos dizem que você não sabe falar inglês? Em 1 semana responda para eles tudo o que eles vão querer saber sobre você e em inglês!
  3. Ta sem tempo? Com 30 minutos por dia, em 6 meses, você estará em um nível avançado de inglês!

Óbvio que eu poderia ter chego em frases e ideias melhores, mas esse nem é o meu produto, não sei nada sobre isso e, bem, não é a ideia desse post. Mas em menos de meia hora eu cheguei nesses resultados e eu garanto para você que só com eles eu já teria campanhas fantásticas! Principalmente se utilizarmos os Gatilhos Mentais.

 

Conclusão e Agradecimentos

Acho que consegui deixar claro a importância das Personas e consegui passar de um jeito fácil, como montar a sua persona, certo? 🙂

Lembre-se de preencher fielmente todas as etapas, é melhor você demorar na sua persona, mas ter um público bem definido e uma campanha assertiva, do que perder dinheiro em campanhas que você não tem base/fundamento.

O principal agradecimento vai para o Conrado Adolpho e ao Copy Samurai, eu já sabia e já fazia personas antes de fazer o curso, mas logo depois que fiz o primeiro módulo, mudou tudo 🙂 Boa parte da minha planilha vem do conhecimento obtido através do curso dele, recomendo muito, para todos!

Bom, chegamos ao final de mais um post, como sempre, se curtiu, compartilha com o pessoal, se não curtiu, escreve pra gente, nos comentários, por favor, afinal, escrevemos sempre para você!

Muito obrigado e até a próxima! 😉

Conheça o autor do post

João Paulo Villa Mello:
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Falar de si próprio é sempre complicado, né? Mas vamos lá... Viajante nas horas vagas, fascinado pelo mundo e louco para conhecer a Austrália. Sou um cara persistente, sonhador e apaixonado pelo meu trabalho. Por ser designer, sempre fui muito criativo e sempre tive uma imaginação muito fértil, é comum me ver em outro mundo :) Sou desde pequeno apaixonado por design, onde conheci toda a parte de ux, ai e o marketing digital, o qual tenho o prazer de respirar todos os dias <3