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Landing Pages: Otimize
e aumente as suas conversões!

Postado por Vinicius Cardoso em 04/12/2014 às 01:02

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Hoje em dia as empresas estão em massa querendo anunciar no meio digital, uma vez que já se deram conta da força que esse ambiente tem e dos benefícios que ele traz. Criando assim um novo canal de vendas para aumentar a receita de uma empresa.

As duas principais ferramentas para criação de campanhas de anúncios no meio digital são o Google Adwords, onde são feitos anúncios através de links patrocinados ou banners, como eu já expliquei nesse artigo e através do Facebook Ads, como o João também já abordou, muito bem diga-se de passagem, nesse artigo.

Óbvio que existem muitas outras maneiras de “comprar tráfego” qualificado, mas essas são as mais utilizadas atualmente.

Porém não basta você fazer um investimento altíssimo em anúncios que direcionam visitas qualificadas para uma página que não converte, que não ajuda a visita executar uma ação que você deseja. Você obriga ela a navegar por 4 ou 5 páginas até ela conseguir finalizar o objetivo pretendido, por você e por ela, quando clicou no seu anúncio.

É aí que entra a Landing Page! Uma página planejada exclusivamente para que o visitante execute uma ação que você deseja. Chamamos essa ação de conversão.

Uma conversão pode ser a venda de um produto ou serviço, a inscrição em uma newsletter, o download de um Ebook, enfim, o objetivo que você quer atingir com a criação de uma campanha de marketing online.

Agora, para você entender melhor o que é uma Landing Page, vou fazer uma analogia com o mundo real.

Uma Landing Page nada mais é que o vendedor da sua empresa na internet”. – Eu fazendo uma Analogia.

Ela tem como objetivo apresentar da melhor maneira possível o seu produto ou serviço, passar confiança e credibilidade e convencer o seu usuário/visitante a fazer a compra de um produto específico ou contratação do serviço que você está anunciando, para que ai ele passe a ser não mais um usuário ou visitante, mas sim, um cliente!

Como fazer uma Landing Page Eficiente?

Já sabemos o que é uma Landing Page e qual o objetivo dela (conversão), vou te dar agora de presente algumas dicas de como fazer uma Landing Page eficiente, que gere as conversões que você deseja. Sempre lembrando que ela é o nosso vendedor, então nela você vai precisar colocar seus principais argumentos de vendas, não esqueça disso. Mas vamos as dicas.

Simplicidade e Objetividade

O usuário que chega através de um anúncio em uma Landing Page precisa saber qual o objetivo da página, e se ele vai conseguir fazer o que ele desejava quando clicou no seu anúncio já nos primeiros 5 segundos, se for uma página confusa ele vai voltar e procurar o no próximo link da busca. Por isso tenha sempre em mente: simplicidade e objetividade.

E lembre-se que você está fazendo uma Landing Page para uma campanha ou grupo de anúncios, então a sua Landing Page precisa conversar com o anúncio, tudo que estiver sendo prometido no anúncio tem que poder ser feito na Landing Page de forma simples. No caso de um livro, por exemplo, se você promete no anúncios que a pessoa pode comprar o livro X com 40% de desconto em 12 vezes, esse será o objetivo da página vender o livro X com 40% de desconto e em 12x.

A sua página tem apenas uma função: gerar a conversão. Então não encha ela com informações que sejam irrelevantes. Você não pode tirar o foco do usuário do objetivo dele.

Tenha Call to Action

Essa não é uma dica, é, praticamente, uma regra. Você precisa ter uma Call to Action, que nada mais é que o botão que que o usuário vai clicar dizendo que quer seu produto ou serviço, por isso ele tem que estar bem destacado. No exemplo do livro seria um botão, bem chamativo, com algo do tipo “Comprar o Livro Agora”.

Um botão chamativo quer dizer que ele se realça no layout e não que ele tem que ter mil enfeites e efeitos, ok?

Podemos ver um exemplo de call to action abaixo:

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O que chama mais atenção nessa Landing Page, que realça do resto das cores da página, é o “Send Me More Details” que ainda tem uma seta apontando para ele que ajuda um pouco mais na taxa de conversão.

Ah, essa é uma dica “bônus”, assim digamos, indicar, com setas, os caminhos que você deseja que o seu usuário tome, pode aumentar consideravelmente a chance de conversão!

Passe Credibilidade

Utilize formas de passar credibilidade para sua empresa e para seu produto/serviço. Coloque informações para contato, como telefone e endereço. Caso você possua dados/estatísticas que possam gerar credibilidade para a sua empresa (ex: mais de 10 mil exemplares vendidos), ou então depoimentos de pessoas que já compraram ou adquiriram o seu produto/serviço, será ainda melhor! Essa é uma técnica muito usada para passar credibilidade, através de pessoas que já fizeram negócio com você. Isso passa muita confiança, as pessoas se sentem seguras vendo que outras recomendam aquele produto/serviço.

Exponha seus diferencias

Destaque os seus diferencias, o que o seu produto/serviço tem de vantagens que o seu concorrente não tem? Quais são suas formas de pagamento? O frete é gratis? Coloque de forma simples e objetiva todas as razões que fazem o seu produto/serviço vender.

Exponha qual são as suas facilidades no pagamento, como cartões que você aceita, se aceita boleto, em quantas vezes aceita, pois facilidade no pagamento é um diferencial que pode decidir na compra. Não espere seu usuário ter que chegar até na parte do pagamento para ele descobrir que você aceita o pagamento em até 12 vezes, porque até lá uma parte das visitas pode ter desistido por não saber dessa facilidade no pagamento.

Vídeos

Hoje em dia as pessoas tendem a ler menos, com o “imediatismo” criado pelas redes sociais, elas esperam que o conteúdo chegue até elas sem que elas precisem procurar muito, por isso criamos uma Landing Page bem objetiva e com textos curtos, onde damos enfoque apenas para o que interessa e de forma sintetizada.

Mas se você quer explicar melhor os seus diferencias e quer prender melhor a atenção do usuário nada melhor que fazer um vídeo persuasivo de um bom vendedor. Essa dica é bem importante e já é amplamente utilizada em Landing Pages por ser uma arma poderosíssima.

Analise e Otimize (Teste A/B)

Essa é a dica de ouro: Utilize todas as ferramentas que você tiver ao seu alcance para analisar e mensurar o comportamento dos visitantes dentro da sua Landing Page. Assim você vai saber quais partes da sua Landing Page estão ou não sendo eficientes. Uma ótima ferramenta para mensurar o comportamento dentro de uma página é o MixPanel, o Gabriel já escreveu aqui no blog sobre ela e seus benefícios neste artigo aqui.

Mas ninguém consegue acertar de primeira, e mesmo que, de primeira, você tenha um ótimo resultado, sempre podemos otimizar, por isso, depois de avaliar dados, tente criar versões mais eficientes da sua Landing Page e aplicar testes A/B para comparar qual versão está convertendo mais e com isso criar versões que tenham uma taxa de conversão maior.

E pra finalizar vou mostrar pra você uma Landing Page que fizemos aqui na WebingPro para nossa campanha venda de loja virtual, dêem uma olhada:

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Se você quiser ver o link dessa Landing Page você pode acessar neste link também.

Agora que você já sabe o que é uma Landing Page, qual sua importância e o que colocar em uma o que você está esperando? Corre lá e cria a Landing Page da sua campanha e depois conta pra gente o resultado que você obteve!

Abraços e se tiverem dúvidas os comentários estão ai pra isso! 🙂

Conheça o autor do post

Vinicius Cardoso:
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Prazer eu sou um nerd de carteirinha! Pelo menos é o que eu penso de mim, já que eu adoro tecnologia e gadgets tecnológicos... Coisas novas me fascinam, por isso que que trabalho com Marketing Digital, afinal é um universo que está em constante mudança. Viajar, sair pra dançar, ir para praia, praticar esporte, ver filme e jogar xbox é o que faço no meu tempo livre.

  • thassia silva

    Muito bem analisado e explicado. Excelentes dicas para a otimização de resultados. Parabens!

    • vincardoso

      Oi Thássia, tudo bem?

      Muitíssimo obrigado! 🙂

      Forte abraço.