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Google Adwords: Entenda o que é
e como pode ajudar sua empresa

Postado por Vinicius Cardoso em 17/09/2014 às 06:41

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Você já ouviu falar em Google Adwords? Já né!? Você deve ter escutado coisas como “Investir no Google Adwords aumenta a quantidade de clientes de uma empresa” ou “Depois que comecei a anunciar no Google Adwords eu estou vendendo muito mais”.

Se você já ouviu coisas como essas, ou até mesmo se ainda não ouviu, eu vou te explicar o que é o Google Adwords, como ele funciona e porque ele ajuda tanto uma empresa a conseguir mais clientes e mais vendas. Tudo isso de forma simples para que você possa entender bem!

Vamos começar!

O que é o Google Adwors?

Primeiro vou tentar te explicar o que é o Google Adwords. Se você me pedisse pra, em poucas palavras, dizer o que é o Adwords, eu te diria o seguinte:

O Google Adwords é a plataforma usada para investir em anúncios da Rede de Pesquisa e da Rede de Display do Google.

Em outras palavras o Adwords é uma plataforma para adquirir anúncios para sua empresa ou negócio. Mas eu vou explicar de forma mais detalhada pra você entender melhor.

Você já deve ter notado que quando você faz algumas buscas no Google os primeiros resultados da pesquisa estão com uma tag em amarela escrito “Anúncio”, antigamente esses primeiros resultados tinham um fundo amarelo claro, hoje temos apenas a tag citada. No lado direito de algumas buscas também podemos vê-los. Esses anúncios, tanto os primeiros resultados quanto os resultados no lado direito, fazem parte da Rede de Pesquisa do Google Adwords.

Abaixo eu fiz uma busca por “venda de carros” para dar como exemplo.

Nessa busca apareceram anúncios na parte superior e no lado direito.

Captura de Tela Google Adwords - Feita em 12/09/2014
Busca feita em 12/09/2014 – Captura de Tela

 

Só que o Google Adwords não é feito apenas anúncios para a Rede de Pesquisa, existe também a Rede de Display.

A Rede de Display do Google Adwords consiste em anúncios que aparecem nos sites parceiros do Google em forma de anúncios gráficos (imagens) estáticos ou animados, ou até mesmo de texto, porém em uma área que foi cedida por um site parceiro para que o Google mostre anúncios do AdWords em uma determinada seção do site.

O Globo Esporte, por exemplo, é um site parceiro do Google que cede espaço para anúncios do Adwords. Veja no exemplo abaixo onde temos um anúncio da TV 4K da LG no site do Globo Esporte.

Google Rede de Display 12/09/2014 - Captura de Tela
Google Rede de Display 12/09/2014 – Captura de Tela

 

A Rede de Display é bastante interessante, porém nesse artigo eu vou focar na Rede de Pesquisa do Adwords, mas, um pouco mais para frente, nós falaremos sobre o Remarketing, que é uma poderosa ferramenta de recaptura de potenciais clientes e, dentro dele, introduziremos um pouco sobre a Rede de Display.

Ah, só a título de informação, os vídeos de anúncio que aparecem antes dos vídeos do YouTube também fazem parte da Rede de Display do Google.

Resumindo: O Google Adwords é a plataforma usada para investir em anúncios da Rede de Pesquisa e anúncios gráficos para a Rede de Display do Google.

Como funciona a compra de anúncios

Ok, mas vamos agora para a parte de como funciona a compra de anúncios do Google Adwords, porque eu tenho certeza que você quer ver sua empresa faturando mais. Estou certo? 😉

Eu vou explicar, de forma rápida, como funciona o investimento na Rede de Pesquisa.

Primeiro você escolhe as palavras-chaves que você quer para que os seus anúncios sejam exibidos quando alguém pesquisar por elas, porém não será sempre que o Google irá exibir os seus anúncios, explicarei em seguida o porque.

Vamos a um exemplo, se você é uma revendedora de carros na região de Florianópolis e vai anunciar no Adwords você provavelmente irá querer comprar palavras-chaves como “compra de carro”, “carro novo”, “comprar honda civic”, ”comprar carro em florianópolis” e palavras relacionadas ao seu mercado.

Simples né? Você escolhe as palavras-chaves que você quer aparecer, faz anúncios e ele irá, teoricamente, aparecer no resultado da pesquisa.

Ok, não é tão simples assim, mas também não muito complicado. Como eu falei, só teoricamente funciona assim, pois como você deve imaginar, hoje em dia várias empresas investem em Adwords e o Google não consegue, e nem quer, mostrar todos os anúncios em uma pesquisa só.

Um dos principais motivos para ele não mostrar todos é que o Google quer oferecer ao usuário que faz uma pesquisa apenas os melhores resultados, basicamente, ele quer mostrar o anúncio certo, para a pessoa certa e na hora certa, mas como ele também quer ganhar dinheiro ele faz um leilão para classificar quais são os anúncios que vão aparecer e em qual ordem vão ser exibidos.

Esse leilão leva em consideração duas coisas nos anúncios, o índice de qualidade de cada palavra-chave e o valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique, chamado de CPC Máximo dentro da plataforma.

O índice de qualidade leva em consideração a taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino. Não vou me aprofundar muito sobre isso, mas tem um vídeo muito bom que explica como funciona o índice de qualidade e a forma que o Google faz esse leilão para mostrar os anúncios e a ordem que ele irá mostrar ele.

O vídeo está abaixo, recomendo que você veja para entender melhor o mecanismo.

Em poucas palavras, para começar a investir no Google Adwords você vai precisar escolher as palavras-chaves, escrever seus anúncios e definir o máximo que quer pagar por clique. Ai o Google irá mostrar seus anúncios sempre que eles forem relevantes para uma busca.

Claro que envolvem outras coisas que precisam ser configuradas mas se eu pudesse resumir a essência do Adwords seria exatamente essa. Até porque existem outros conceitos como campanhas, grupo de anúncios e muitos outros que eu não mencionei aqui e nem é a intenção desse artigo mas se quiser saber de forma mais aprofundada como iniciar uma campanha eu recomendo que leia com bastante atenção toda essa página.

Algumas das possibilidades do Adwords

Agora vamos a alguns “truques” que ajudam a sua campanha a aparecer para os usuários certos e assim ter mais conversão.

Segmentação por localidade

Você pode escolher em qual parte do mundo quer que os seus anúncios apareçam, assim você não investe em região que você não trabalha.

No exemplo que eu dei acima, sobre a revenda de veículos de Florianópolis, ela atende apenas a cidade de Florianópolis e suas cidades vizinhas. Com essa funcionalidade do Adwords eu tenho a possibilidade de escolher as cidades que eu quero que meus anúncios atinjam. Em caso de empresas nacionais eu posso selecionar o país inteiro. Quem costuma fazer isso, principalmente, são grandes empresas e lojas virtuais que fazem entregas para todo o país.

Existe também a possibilidade de escolher um ponto no mapa e fazer um raio de abrangência. Por exemplo, eu posso marcar a localidade da minha empresa e colocar um raio de 50km, assim todo mundo que pesquisar por minhas palavras-chaves nesse raio poderá ver os meus anúncios. Esse recurso é bastante utilizado por “Deliverys” de bairros.

Remarketing – Recaptura de cliente

Outro “truque” que pode aumentar, e muito, as suas vendas. O Remarketing é uma estratégia de anúncios que usa a Rede de Display do Google, como eu comentei lá em cima. Vou dar um exemplo prático e você vai entender o que é o Remarketing.

Quando você quer comprar um produto ou contratar um serviço você pesquisa antes na internet, certo? Vou usar um computador como exemplo.

Quando você quer trocar o seu computador, muito provavelmente, você vai entrar no Google e pesquisar sobre o computador que está interessado, entra em algumas lojas virtuais para ver o preço, condições de pagamento e obter mais informações sobre o modelo. Isso muitas vezes acontece dias antes de você comprar, quando você só está com a ideia de trocar de computador, certo?

Pois é mas isso é o suficiente, bastou você pesquisar pelo produto que agora você vai ser “perseguido” em todo site que você entra com anúncios de computadores, mesmo que o site que você está acessando não seja sobre computadores/informatica, a exemplo, o Globo Esporte exibindo a TV de 4k da LG. Você já reparou nisso? Se não reparou, deveria começar a reparar, pois acontece com mais frequência do que você imagina! 🙂

Então, voltando, navegando pela internet você vê um anúncio desses dizendo que o computador que você quer agora está com 20% de desconto, ai você pensa que só pode ser uma luz divina dizendo “Compre o computador!”. Isso já aconteceu com você?

Isso acontece porque, através do Google Adwords, conseguimos agrupar os usuários que entraram no nosso site e fizeram determinadas ações, como a visualização de um ou mais produtos e, através dessas interações, exibimos anúncios direcionados para tentar recapturar esse cliente. Se ele adicionou produtos ao carrinho, por exemplo, mas não finalizou a compra, podemos exibir um cupom de frete grátis incentivando ele a comprar.

Como falei, antes de comprar todo mundo pesquisa na internet. Então naquele momento que o usuário entrou no seu site ele não estava no momento de compra dele, estava apenas pesquisando. Agora você exibir anúncios gráficos na Rede de Display alguns dias ou até um mês depois, se necessário, para tentar recapturar o seu cliente quando ele estiver no momento de compra dele.

Porque você já sabe que ele conhece o seu produto ou serviço, ele já entrou no seu site e interagiu com os seus produtos e ele já demonstrou interesse, agora é só tentar estar com ele quando ele estiver no momento de compra e assim conquistá-lo.

Você pode também antecipar o momento de compra dele, como aconteceu no exemplo que eu dei. As vezes o usuário está pensando em comprar o produto daqui a uma semana ainda, mas se você mostra um anúncio pra ele oferecendo 10% ou 20% de desconto no produto que ele já está interessado, você tem muito mais chance de antecipar o momento de compra dele e conseguiu aumentar suas vendas.

É assim que o Remarketing funciona, você mostra anúncios, em outros sites (parceiros do Google), para as pessoas que já visitaram o seu site e demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços.

Porque investir no Google Adwords?

Acho que você já deve ter notado o quão importante para uma empresa é anunciar no Google Adwords, principalmente se você estiver precisando de novos clientes ou quiser aumentar suas vendas.

Hoje eu, você e a maioria dos compradores usam o Google pra pesquisar antes de escolher uma empresa ou comprar um produto. Agora eu lhe pergunto: Qual melhor momento de ser encontrado por um cliente do que no momento que ele está precisando dos seus produtos ou serviços?

Tem uma frase muito boa sobre o Adwords do Conrado Adolpho que diz o seguinte:

A melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele – Conrado Adolpho

Resumindo, qual a melhor maneira de se apresentar para o seu cliente do que no momento que ele está procurando e precisando dos seus serviços ou produtos? E é isso que o Google Adwords faz, facilita – e muito – a sua empresa ser encontrada no momento que o seu cliente mais precisa de você. Isso é lindo!

É claro que eu resumi, e muito, o potencial que o Google Adwords tem, se eu fosse falar de todo o poder dele eu não acabaria de escrever e você não acabaria de ler, afinal é uma ferramenta riquíssima em recursos e que está sempre em expansão. Novidades e funcionalidades são lançadas constantemente.

Mas tenho certeza que você já deve ter entendido o poder que o Google Adwords tem e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Como conquistar bons resultados?

Não existe uma fórmula, cada empresa, cada mercado e cada caso exigem estratégias diferentes. Mas, sem dúvidas, o treino e o tempo que você se dedica a ferramenta com certeza são fatores determinantes para você ter uma campanha de sucesso no Adwords.

Você deve trabalhar procurando diminuir o valor (R$) da sua conversão, diminuir o custo geral da campanha e manter os resultados. Isso tudo você consegue analisando resultados anteriores e alterando a campanha, criando anúncios mais relevantes e escolhendo melhor as palavras-chaves.

Mas no começo é sempre teste, você escolhe anúncios e palavras que você considera que vão render bons resultados e vai filtrando, deixando as melhores e excluindo as piores. Como eu disse, o sucesso da sua campanha está no tempo que você investe nela.

Se você está prestes a começar uma campanha eu recomendo que leia atentamente essa página do próprio centro de ajuda do Google Adwords.

Caso tenha dúvidas sobre o Adwords faça um comentário abaixo com ela que tentarei responder da melhor maneira possível.

Muito obrigado e espero que tenham entendido como funciona o Google Adwords e como ele ajuda a sua empresa! 😉

Conheça o autor do post

Vinicius Cardoso:
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Prazer eu sou um nerd de carteirinha! Pelo menos é o que eu penso de mim, já que eu adoro tecnologia e gadgets tecnológicos... Coisas novas me fascinam, por isso que que trabalho com Marketing Digital, afinal é um universo que está em constante mudança. Viajar, sair pra dançar, ir para praia, praticar esporte, ver filme e jogar xbox é o que faço no meu tempo livre.