Logotipo WebingPro.
Menu
Background Image
Voltar para a página anterior

5 Ted talks incríveis
e como elas podem mudar você

Postado por Gabriel Felipe em 28/01/2015 às 09:48

Background Image

Quem me conhece sabe que eu assisto muitas palestras no Ted. No geral, eu tento consumir conteúdo que me agregue uma coisa ou outra. Seja esse conteúdo um anime, um livro, uma série ou uma palestra.

Boa parte da minha personalidade foi moldada tentando atingir as qualidades de heróis de animes ou seriados. Por exemplo, Hajime no Ippo é uma aula de perseverança, te mostra com clareza que as coisas são difíceis pra caramba e que isso não é motivo para desistir.

Já One Piece, por outro lado, mostra um grau de companheirismo e amizade que é indescritível, e ainda ensina que você precisa seguir seus sonhos, não importando o quanto ele pareça impossível ou louco aos olhos alheios. Se estiver com as pessoas certas do seu lado – nesse ponto eu tive muita sorte – e não parar de tentar nunca, o resultado positivo é uma consequência inevitável.

Animes a parte, quando se trata de assistir conteúdo relevante, Ted Talks são incríveis. E falo isso mesmo não gostando de palestras, afinal, geralmente elas são chatas e entediantes.  Costumo preferir um bom drama que faça eu refletir no final ou um seriado com mais de 300 episódios, tempo o suficiente para conhecer cada detalhe dos meus personagens preferidos.

É eu sei, estou divagando. Chega de mimimi sobre mim e meus gostos, abaixo vou compartilhar com vocês as 5 Ted talks que mais tem influencia sobre mim. Já assisti cada uma delas ao menos 3 vezes, e continuo assistindo sempre que começo a me esquecer de alguma das lições. Eu gosto de pensar que esse tipo de conteúdo me faz uma pessoa melhor, de pouquinho em pouquinho, e eu espero que você possa aproveitar um pouco disso também.

David Blaine – How I held my breath for 17 minutes.

David Blaine, na minha opinião, é um dos melhores mágicos da atualidade, porém nessa palestra não é sua técnica impecável que está em questão. Nela ele explica como ele ficou 17 minutos sem respirar. No início, tentando criar a ilusão de ficar sem respirar, ele teve algumas ideias mirabolantes. Mas acaba que ele optou pela mais louca das ideias: Realmente ficar sem respirar durante 17 minutos.

Os médicos eram contra, ele poderia ter danos cerebrais e o processo foi doloroso, complicado e composto de desafios e obstáculos que poucos conseguiriam superar. Uso essa palestra para me lembrar de não desistir dos meus objetivos e de que as dificuldades, além de fazerem parte da jornada, tornam a conquista ainda mais gratificante. No que se refere a perseverança Blaine é meu ídolo.

Matt Cuts – Try something new for 30 days 

Essa é bem curtinha, em 3 minutos Matt conseguiu me ensinar um método para incluir novos pequenos hábitos na minha rotina e atingir objetivos muito difíceis em apenas um mês. A mensagem é simples, o método também, mas os resultados são incríveis.

Simon Sinek – How great leaders inspire action

Nesses 18 minutos Simon descreve de maneira genial a diferença entre a comunicação clara e a comunicação inspiradora. Sempre que eu preciso pedir algo a alguém, explicar meu trabalho para alguém ou ainda convencer alguém de algo, eu uso a ideia que ele descreve no vídeo acima.. E não uso ela como ferramenta de manipulação, uso ela pois consigo expressar de maneira mais clara o significado das coisas para mim. Por muito tempo ela serviu apenas para reflexão, com objetivo de descobrir o motivo pelo qual eu faço o que eu faço e só por isso ela já foi incrível.

Angela Lee Duckworth – The key to success? Grit

O que define o sucesso? Melhores oportunidades? Mais dinheiro? Mais tempo? Vocação? Q.I.? Após vários anos de pesquisa Angela chegou a conclusão de que a chave para o sucesso é determinação. É acordar dia após dia, mês após mês, ano após ano e continuar lutando pelo seu sonho.  É não sucumbir perante as dificuldades do caminho. Bem, assista, ela vai te explicar muito melhor que eu.

Shawn Achor: The happy secret to better work

Essa palestra me lembra que é importante ser feliz hoje e não amanhã. Me fez perceber que não é o meu exterior que molda minha empolgação, empenho e felicidade e sim o contrário. Quanto mais empolgado e feliz eu estou melhores são meus resultados. Então sempre que eu começo a entrar em uma vibe mais triste, de querer dormir 15 horas por dia, comer chocolate o dia inteiro e ficar na cama sem fazer nada por que nada tem sentido e tudo é muito difícil, sempre que eu chego nessa situação eu me forço a sair dela.

Na marra. Saio para caminhar na rua só por caminhar, eu viro a noite trabalhando num projeto novo, eu faço uma janta surpresa para o amor da minha vida, eu faço algo que me tire dessa rotina triste, pois uma vez que eu saia da rotina depressiva eu estou de volta a ativa com força total e rendendo muito mais que antes. Minhas crises depressivas costumavam durar semanas, as vezes mais de um mês. Agora, faz muito tempo que eu não fico assim por mais que 2 dias.

Saber reconhecer no mundo as coisas boas é uma qualidade incrível! Todavia, se você é um dos meus amigos que fica sem graça quando eu digo que to com saudade, ou quando digo que te admiro de mais, saiba que essa palestra foi uma das coisas que fez com que eu começasse a me expressar mais para as pessoas. E me faz muito bem, super aconselho que façam o mesmo.

Conclusão

Bem, existem muitas outras palestras do Ted que eu sou apaixonado. Porém se eu fosse colocar todas elas aqui esse post seria absurdamente grande. Sendo assim tentei – por mais difícil que seja – escolher as minhas preferidas.

Peço que compartilhem as suas preferidas também, nos comentários, dessa forma podemos ter uma coleção mais colaborativa e que não fique tão presa ao meu modo de ver as coisas. Já aproveita que você vai comentar e deixe a sua opinião sobre consumir conteúdo relevante e utilizar ele para moldar sua personalidade. Você acredita nisso? Ou acha que as pessoas são quem elas são e pronto?

E para finalizar eu queria deixar um bônus, que não é bem um bônus pois você provavelmente já viu. Não é uma Ted Talk, mas está no site do ted então acho que vale.

Steve Jobs – How to live before you die.

P.S.: Pode ser que você fique se perguntando o que esse post tem a ver com o conteúdo do blog, e a resposta é: diretamente, nada. Porém, é por valorizar, entender e perseguir esses valores que eu me tornei o profissional que sou hoje e que posso continuar evoluindo dia após dia.

E aprender a perseguir seu sonho dia após dia, tem tudo a ver com a WebingPro, afinal, ela é o nosso sonho de realizar o seu.

Conheça o autor do post

Gabriel Felipe:
Notice: the_author_description está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use the_author_meta('description') em seu lugar. in /home/webingpro/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3830
Tenho foco em PHP, mas gosto de ficar de olho no que ta acontecendo no mercado. Já brinquei com: Python, Node.JS e Ruby on Rails. PHP ainda é minha paixão no entanto. Na formação, sou autodidata desde 2004. Aprendi o que eu sei com a internet e esse blog é uma tentativa de devolver um pouco disso. Eu gosto de opensource, e a maioria das coisas que você encontrar aqui vão estar licenciadas sobre beerware, ou licença da cerveja.

  • vincardoso

    Cara mesmo “fugindo” um pouco do conteúdo do blog com certeza é um dos melhores posts do blog! Parabéns Gabriel..

    • Gabriel

      Bah Vinicius! Fico muito feliz em ler isso! Obrigado =) Espero que o material seja de agrado de mais pessoas!

  • Paulo Henrique Silva

    Favorited.. =D